REDES SOCIAIS E A CIRCULAÇÃO DE IDEIAS EM DEBATE NA AEMO

REDES SOCIAIS E A CIRCULAÇÃO DE IDEIAS EM DEBATE NA AEMO

A Associação dos Escritores Moçambicanos, AEMO, prossegue, na próxima quarta-feira, dia 17 de Junho, às 18h, com o ciclo de debates e palestra, “No Gume da Palavra”, abrindo desta vez espaço à reflexão pública, num debate entre os jornalistas Ericino de Salema, director residente do (EISA) e Tomás Vieira Mário, director Executivo do Sekelekani, sobre ” O Advento das Redes Sociais e a Circulação de Ideias”, de acordo com o tema escolhido para a sessão.

O evento, sob moderação do poeta Nelson Lineu, como tem sido habitual, contará com participação de escritores, jornalistas, estudantes e académicos, na plataforma de comunicação ZOOM Cloud Meetings, também aberto ao público em geral, com acesso através de ID 2019821982 e Password 201982.

De acordo com Carlos Paradona, Secretário-geral da AEMO, ‘’quando abraçamos o uso desta plataforma visava responder a necessidade de contorno às restrições associadas ao Coronavírus. Contudo, hoje a realização de eventos online constitui uma ferramenta de suma importância, para a prossecução do nosso objectivo de internacionalização da nossa literatura. Desde que emigramos para a realização de eventos online, o público da AEMO alcançou uma grande diversidade, quer a nível de diversas áreas do saber, quer de localização geográfica. “No Gume da Palavra” conta hoje com participação de apreciadores da literatura moçambicana de todos quadrantes, com registo por exemplo do Brasil, Cabo Verde, Portugal, França, Estados Unidos da América, entre outros. E a nível nacional, guiados pela nossa capacidade inventiva, lançaremos brevemente o livro Matxinguiribwa, de Alexandre Chaúque. Será um lançamento online, mas com garantia de que o livro impresso poderá chegar aos leitores convidados na cerimónia de lançamento, em menos de 24 horas, através de uma estrutura concebida pela AEMO para esse fim. A Covid-19 veio para testar a nossa capacidade, e nós, como agremiação, contando com a acção da Austral seguros, nosso parceiro, estamos satisfeitos com a resposta que temos vindo a dar os desafios do momento.”

cartaz s.jpg

Publicado por

lusofonias.net

Chrys Chrystello jornalista, tradutor e presidente da direção e da comissão executiva da AICL