FINALMENTE O RADOR METEO PARA A TERCEIRA

Image may contain: sky and outdoor
IPMA

O Tribunal de Contas de Portugal concedeu o visto ao contrato relativo ao “Fornecimento, Instalação e Colocação em Serviço de um #Radar Meteorológico Doppler com Polarização Dupla – Santa Bárbara, Ilha Terceira, Açores”, dando-se assim início à execução do respetivo contrato, estando previsto o início da sua exploração, em regime experimental, no próximo mês de agosto.

Trata-se do primeiro sistema de radar meteorológico do IPMA a instalar nos Açores, em Santa Bárbara – Ilha Terceira (Grupo Central), suprindo assim uma lacuna observacional na região.

É de salientar a contribuição determinante que este radar dará, em complemento com a rede de estações de superfície e outros equipamentos de observação remota, nos domínios da previsão do estado do tempo a curto prazo (até 3h) para fins gerais e da vigilância meteorológica permanente. Esta será particularmente relevante em situações de tempo severo, com impacto direto na salvaguarda de vidas e bens e no desenvolvimento de diversas atividades sócio-económicas, sendo ainda de sublinhar a grande importância de que se revestirá para a navegação aeronáutica e marítima.

O projeto visa a instalação de um sistema de radar meteorológico Doppler da Banda C, com tecnologia de polarização dupla.

Leia a notícia na íntegra: https://bit.ly/2vsICNN

#Açores

Please follow and like us:

Publicado por

lusofonias.net

Chrys Chrystello jornalista, tradutor e presidente da direção e da comissão executiva da AICL