reparar danos do Lorenzo em Santa Maria

Image may contain: mountain, ocean, sky, outdoor, water and nature
Portos dos Açores SA

FURACÃO “LORENZO”

REPARAÇÃO DOS PILARES NASCENTES DO
CAIS DE PASSAGEIROS DE VILA DO PORTO

A Portos dos Açores SA. Adjudicou a reparação dos pilares nascentes do cais de passageiros do Porto de Vila do Porto, à empresa Marques SA.

A reparação que vai agora ter início enquadra-se no conjunto de reparações urgentes decorrentes dos efeitos da passagem do furacão “Lorenzo” e insere-se no plano de manutenção preventiva das estruturas portuárias dos Açores.

A agitação marítima verificada aquando da passagem do furacão “Lorenzo” pelas ilhas dos Açores, em outubro último, provocou danos, uns visíveis e outros ocultos, nas estruturas de muitos dos portos e marinas dos Açores. O Porto de Vila do Porto foi fustigado com ondas que atingiram, os 17 metros e ventos que atingiram, em períodos longos, os 75 km/hora e rajadas até 100 km/hora.

Das inspeções efetuadas posteriormente, às zonas molhadas do Porto, zonas abaixo do zero hidrográfico e obras acima desse, resultou a constatação de que os pilares nascentes da cabeça do Cais de Passageiros do Porto de Vila do Porto haviam perdido base de suporte.

Tendo em conta a importância que aquela infraestrutura representa para a segurança no interior da baia e a relevante e preponderante função dos Portos dos Açores no desenvolvimento do bem-estar das populações residentes, entendeu a Portos dos Açores SA proceder, com caráter de urgência, à reparação dos pilares afetados prevenindo assim que o mar dos próximos invernos venha a causar danos irreparáveis.

NB-Portos dos Açores, S.A.

Please follow and like us:

Publicado por

lusofonias.net

Chrys Chrystello jornalista, tradutor e presidente da direção e da comissão executiva da AICL