colóquio dedicado à língua portuguesa.

A Academia das Ciências de Lisboa, em nome do seu Presidente, Professor Doutor Artur Anselmo, tem o prazer de anunciar a realização de um colóquio dedicado à língua portuguesa.

Aproveito para agradecer toda a divulgação que possam fazer pelos vossos contactos e nas redes sociais.

O colóquio “A língua portuguesa nos dias de hoje” vai decorrer nos próximos dias 24 e 25 de maio, na Academia das Ciências de Lisboa, promovido pelo Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Língua Portuguesa.
Com esta iniciativa, pretende-se envolver todos os interessados e, sobretudo, investigadores, professores, formadores, estudantes, profissionais, que se dedicam a problemas relacionados com a língua portuguesa, numa reflexão conjunta sobre a língua portuguesa como idioma do futuro. Os grandes problemas da língua, e do português especialmente, não são as questões ortográficas, mas a necessidade de questionar outras e mais importantes emergências da língua hoje. Muito mais do que a atualização ortográfica, exigem a nossa reflexão, como grandes problemas da língua, entre outros, os seguintes: o empobrecimento dos recursos lexicais e da expressão; a escolarização do português; as traduções e outras questões técnicas; os dicionários e vocabulários da língua portuguesa. Estas questões, entre muitas outras, poderão merecer a dedicação e a inteligência dos espíritos críticos e ousados que se preocupam com a defesa, o louvor e a ilustração da nossa dita “pátria língua”.
O evento é gratuito, mas agradece-se a confirmação de inscrição por meio do preenchimento do seguinte formulário: http://goo.gl/forms/BZHK1yedff.
Informamos ainda que o prazo para inscrições com comunicação está aberto até 29 de abril.
Para mais informações: [email protected]
Evento Facebook: https://www.facebook.com/events/1684957078413571/
Cordiais saudações,

Ana Salgado
Pórtico da Língua Portuguesa
Site | Facebook

Please follow and like us:
error

Publicado por

chrys chrystello

Chrys Chrystello presidente da direção e da comissão executiva da AICL