Dicionário de Sinônimos da Língua Portuguesa

 

Lançada pela ABL a segunda edição do “Dicionário de Sinônimos da Língua Portuguesa”, de Rocha Pombo

A primeira edição data de 1914 – lançada pela Editora Francisco Alves. A atual conta com a direção do Acadêmico e professor Evanildo Bechara

A Academia Brasileira de Letras (ABL) acaba de lançar a 2ª edição do “Dicionário de Sinônimos da Língua Portuguesa”, de autoria de Rocha Pombo, sob direção do acadêmico e professor Evanildo Bechara, responsável pelo Setor de Lexicografia e Lexicologia da ABL. De acordo com o presidente da Academia, Marcos Vinicios Vilaça, esta segunda edição vem atualizada com as modificações decididas pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que entrou em vigor no Brasil em janeiro de 2009. “A Academia se sente muito orgulhosa em lançar esta 2ª edição, tão bem dirigida pelo nosso confrade Evanildo Bechara”, afirmou Vilaça. Evanildo Bechara assina a apresentação da 2ª edição do dicionário de Rocha Pombo, a quem dedica elogios por sua bravura e tenacidade no objetivo de concluir a 1ª edição. O zelo e a honestidade profissional, segundo Bechara, fizeram com que Rocha Pombo se abastecesse nas fontes mais autorizadas e delas conseguisse extrair o material que soube aproveitar para concluir o dicionário. Seu trabalho pode ser medido por apenas um exemplo, se assim quisermos: passado quase um século do aparecimento este Dicionário de Sinônimos, de Rocha Pombo, pode ainda embrear-se com os melhores saídos em nossos dias.
“Rocha Pombo foi o espelho de um homem permanentemente em estado de guerreiro, um bravo lutador. Venceu todas as dificuldades da época e se tornou um intelectual de primeira grandeza. Seu nome completo era José Francisco da Rocha Pombo e, autor de compêndios didáticos, concluiu rapidamente que à bibliografia escolar, assim como ao escritor novel, faltava um importante companheiro: um bom, desenvolvido e atualizado dicionário de sinônimos. À época, o mercado contava somente com antigas produções portuguesas. Trabalhou, lutou e conseguiu com muito esforço editar seu Dicionário de Sinônimos da Língua Portuguesa”, afirmou Bechara.
(Fonte: Jornal do Brasil: www.jb.com.br)


“Els límits de la meva llengua són els límits del meu món”
Ludwig Wittgenstein

Please follow and like us:
error