1947 kon tiki

Views: 0

A EXPEDIÇÃO DA KON-TIKI começou em 1947
Esta expedição significou uma viagem ao desconhecido. A bordo, apenas um homem tinha alguns conhecimentos sobre navegação e nenhum sabia como manobrar uma enorme jangada de madeira em alto mar. A jangada tinha um desenho desconhecido nunca antes testado e muitos especialistas marítimos asseguraram que se desmantelaria em duas semanas. Se isto acontecesse, não haveria salvação possível para os membros da tripulação.
Mas a jangada manteve-se firme ao cabo das duas semanas e, durante esse tempo, os homens aprenderam a manobrá-la. Todos os membros da tripulação que acompanharam Thor Heyerdhal eram homens com enorme capacidade de adaptação, coragem, engenho e força física.
Depois de 101 dias no alto mar, a Kon-Tiki chegou às margens do recife Raroria, na Polinésia Francesa.
A expedição tinha sido um êxito e mudava para sempre a ideia que a ciência tinha até então sobre as primeiras viagens por mar.
O explorador e cientista norueguês THOR HEYERDAHL morreu em 2002 com 88 anos. O seu nome é conhecido universalmente. Depois desta expedição escreveu um livro “A Expedição Kon-Tiki,” publicado em mais de 60 países e que vendeu mais de 25 milhões de exemplares.
Eu li este livro quando tinha, talvez, 13, 14 anos, mas nunca pensei ver de perto, tocar e sentir a verdadeira jangada que está exposta no museu – Kon-Tiki Museet – em Oslo, entre muitas outras peças, fotografias e História.
A minha visita a este museu veio a acontecer em 2017. Lembrava-me ainda, ao ver certas peças, de frases inteiras desse livro que tinha lido em criança.
Nas fotografias THOR HEYERDAHL e um dos meus livros sobre a Expedição. Tenho vários, mas de momento, só consegui encontrar este
3 comments
Like

Comment
3 comments
  • Maria Jorgete Teixeira

    Fascinam-me estas aventuras.
    • Active
      Cristina Carvalho

      Maria Jorgete Teixeira Tem de ir ao museu que é, absolutamente, extraordinário. E do outro lado da estrada está um outro museu ainda mais emocionante, o Fran Museet, considerado o melhor museu da Noruega. Conta toda a expedição e aventura Polar do explorador Roald Amundsen, um dos meus heróis.
      • Like

      • Reply
      • 7 m
      • Edited
  • José Cipriano Catarino

    Li e encantei-me com o livro na minha mocidade, aí por 1968.