PS congratula-se pela vitória da equipa da Escola de Novas Tecnologias no CanSat

http://www.psacores.org/gpps/ps-congratula-se-pela-vitoria-da-equipa-da-escola-de-novas-tecnologias-no-cansat

PS congratula-se pela vitória da equipa da Escola de Novas Tecnologias no CanSat

PS Açores - PS congratula-se pela vitória da equipa da Escola de Novas Tecnologias no CanSat

José Contente apresentou esta quinta-feira à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:

Voto de congratulação

Equipa da Escola de Novas Tecnologias dos Açores (ENTA) ganha concurso/competição nacional do CanSat

O contexto histórico de Santa Maria está associado à primeira ilha a ser descoberta pela sua posição geográfica. Esta localização favoreceu uma genealogia das comunicações desde a II Guerra Mundial até ao Centro de Navegação Aérea do Atlântico que se mantém, e, em 2008, ao estabelecimento da única Estação Espacial Europeia (ESA) de Portugal.

Desde a instalação em Santa Maria da Estação da Agência Espacial Europeia (ESA) que alguns acreditaram na possibilidade da criação de um verdadeiro cluster espacial com impactos positivos multivariados. Na realidade, tem-se verificado um crescimento da importância desta âncora gravitacional de tecnologia espacial, quer no domínio da presença dos Açores na chamada última fronteira – o Espaço- quer nas oportunidades de emprego qualificado e no estabelecimento de outros projetos como a estação de referência do Galileu ou da nova estação VLBI (Very Long Baseline Interferometry) da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas Espaciais, inauguradas mais recentemente, todas sediadas em Santa Maria.

É neste ambiente de forte enquadramento histórico e tecnológico que ocorre a participação coroada de êxitos, desde 2012, de Escolas açorianas no concurso/competição CanSat, promovido pela ESA. Na verdade, nos anos de 2012, 2013 e 2015 a Escola Básica e Secundária de Santa Maria ganhou a competição nacional, e, em 2012 e 2013 obteve o 3º e o 1º prémio, respetivamente, a nível europeu.

O CanSat- literalmente ”satélite numa lata” define-se desde 2010 como concurso/competição europeia traduzida num projeto de construção de um minissatélite lançado até 1000m que transmite dados por telemetria na sua queda. O CanSat Portugal é um projeto educativo do European Space Education Research Office (ESERO) Portugal, organizado pela Ciência Viva e pelo Centro AeroEspaço do Aeroclube de Torres Vedras, em parceria com a ESA que apura a equipa representante de Portugal no mesmo concurso europeu.

No passado mês de abril a equipa açoriana ENTA SAT2, da Escola de Novas Tecnologias dos Açores (ENTA) de Ponta Delgada, venceu a competição nacional do CanSat que se realizou, em Torres Vedras, com a participação de 15 equipas nacionais. A equipa açoriana da escola profissional ENTA vai assim representar Portugal na final europeia, que terá lugar, nos próximos dias 22 a 26 de junho, também em Torres Vedras. Em 2016, ao sucesso deste projeto ficam associados os alunos Diogo Medeiros, Fernando Camara, João Chrystello, João Farias, Leandro Ponte e Ricardo Sousa, bem como os Professores Coordenadores Duarte Cota e Paulo Martinho. Foi o trabalho aturado e exigente desta equipa de alunos e professores que permitiu responder com êxito às exigências técnico-científicas deste concurso/competição CanSat. Pelo seu exemplo, notoriedade e contributo na melhoria de práticas educativas inovadoras são dignos deste registo. Desde sempre o Governo dos Açores apoiou as equipas concorrentes ao CanSat no quadro da promoção e divulgação científica e tecnológica e do ensino experimental das ciências na Região, bem como na possibilidade de serem criadas novas metodologias de ensino, designadamente, na resolução de problemas em contexto colaborativo e não-formal, como se proporciona no projeto educativo CanSat.

Assim e face ao exposto, nos termos estatutários e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista, propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, que aprove um Voto de Congratulação pelo primeiro lugar da equipa Açoriana ENTA SAT2 da Escola de Novas Tecnologias das Açores, na fase Nacional do CanSat 2016, que agora vai representar o país no concurso europeu.

Mais se propõe que deste voto, seja dado conhecimento a todas as escolas secundárias e profissionais dos Açores, à equipa da ENTA e à Direção desta escola, bem como aos respetivos professores coordenadores.

Horta Sala das sessões, 15 de junho de 2015