Oé-cussi ainda fica longe de Dili

Viagem Oecússi ainda fica longe de Timor, 12 anos depois da independência

Doze anos depois da restauração da independência de Timor-Leste, viajar para o enclave timorense de Oecússi ainda pode ser bastante complicado para quem tem falta de dinheiro, tempo e paciência.
MUNDO Oecússi ainda fica longe de Timor, 12 anos depois da independência Lusa
10:20 – 13 de Setembro de 2014 | Por Lusa
Share on printShare on email
Alcançar Oecússi a partir de Díli pode tornar-se numa verdadeira aventura de vários dias para conseguir reunir as condições necessárias para chegar ao enclave, quer seja por mar, por terra ou por ar.

https://www.noticiasaominuto.com/mundo/274962/oecussi-ainda-fica-longe-de-timor-12-anos-depois-da-independencia

Fazer a viagem por ar é a forma mais rápida, mas também a mais cara de chegar.

A viagem demora 45 minutos e é garantida apenas por uma organização australiana de ajuda humanitária, que faz o transporte de pessoas doentes. As autoridades timorenses ainda não garantem a ligação aérea ao enclave.

Por cerca de 1.200 dólares, só a ida, pode-se alugar uma avioneta com seis lugares ou conseguir-se um lugar por 50 dólares num dos percursos se o aparelho já tiver sido fretado.

Por terra, o tempo de viagem aumenta, e é preciso mais paciência e mesmo assim, embora menos, algum dinheiro para ajudar os militares, polícias e serviços de estrangeiros e fronteiras da Indonésia a fazer as coisas tal como previstas na lei.

Os procedimentos também são mais exigentes. Caso se vá em transporte próprio, precisa-se ir à Direção-Geral de Transportes em Díli atestar que o veículo é legal. Depois, conseguir-se o visto e a autorização para o carro circular na Indonésia, na embaixada indonésia em Díli.

Chegar a Oecússi por terra pode demorar cerca de oito horas, mas podem ser bem mais, dependendo do tempo que se passa nas fronteiras, que são duas: uma em Atambua e outra Wini, antes de entrar em Sakato, já no enclave.

Por mar, é a opção mais popular, mais barata e menos complicada, mas também a que é feita em condições mais desumanas.

Viajar no velho Nakroma demora entre 10 a 12 horas, dependendo do estado mar, o mesmo tempo que leva uma viagem de avião entre Singapura e a Europa.

O barco faz a ligação ao enclave duas vezes por semana e conseguir um bilhete (no valor de oito dólares (cerca de seis euros), só ida), que é sempre comprado na véspera da viagem, implica paciência para uma longa fila de espera.

A viagem é feita durante a madrugada e a bordo as condições não são as melhores, podendo ser piores se a lotação estiver mais do que esgotada.

As condições de segurança deixam muito a desejar, bem como as casas-de-banho disponíveis a bordo, mas o velho Nakroma é claramente o transporte mais popular para chegar a Oecússi, também porque implica menos dinheiro e menos burocracia.