passagens aéreas Açores

PASSAGENS AÉREAS
Ontem foi motivo de debate no Parlamento Açoriano a questão de quem deveria pagar o diferencial das passagens aéreas, se o passageiro se o Estado.
O Governo Regional, seus partidos (PSD+CDS+PPM) e IL acham que tal deve manter-se como está, pois alteração da situação poderia ser vista como propícia a, digamos falcatruas. Todos estes partidos fugiram à verdade, e esta é que o Estado e o Governo Regional podem não ser considerados entidades de bem, pois não pagam às companhias aéreas em tempo útil, e em resultado as mesmas se recusarem às obrigações de serviço público e deixarem simplesmente de voarem para os Açores.
Tal como está, em que o passageiro é que tem que adiantar o pagamento da passagem e depois vir a ser reembolsado, é um ónus acrescido para muitos Açorianos, pois as Companhias Aéreas impõem o custo dos bilhetes como muito bem entendem, chegando a pedir por uma perna de voo muito para além de 500€ e por ida e volta perto dos 2000€ sobretudo nas denominadas épocas altas, algo que a maioria dos Açorianos não tem disponível, tendo muitas vezes que recorrer a empréstimos temporários junto da banca o que acresce, como é normal, o juro do mesmo.
As duas soluções já foram implementadas nos Açores, e sejamos honestos, qualquer das duas favorece as Companhias Aéreas que impõem o preço do bilhete a seu belo prazer e com tal ganham milhões à custa do Estado e do Governo Regional, mas a segunda solução é no entanto a preferida pois sabem bem como o Estado e o Governo Regional pagam mal e a más horas. A primeira solução, ou seja pagamento directo do Estado e Governo Regional às Companhias Aéreas favorece os Açorianos pois só têm que pagar o estipulado pelas obrigações de serviço público e não vejo ao contrário do Estado e Governo Regional onde poderia haver possibilidade de fraude pois no bilhete está lá claro qual o preço destes bem como das respectivas taxas.
Dito isto, vê-se claramente que em qualquer caso as Companhias Aéreas enchem os bolsos a seu belo prazer, que o Estado não quer mudar o sistema pois as Companhias Aéreas não consideram o mesmo Entidade de bem e como tal quem se lixa é sempre o mexilhão, neste caso o povo Açoriano.
Esta é que é sim a realidade!
May be an image of text
All reactions:

14

7
Like

 

Comment
View more comments

Paulo Pacheco

Concordo que o estado não é pessoa de bem. Durante mais de 20 anos de governação regional com o governo a usar as empresas públicas como “banca” resultaram nisso.
O facto do governo da República até agora, também não querer pagar à Sata o serviço público para a Horta também me fazem concordar com essa afirmação.
Com o resto já não concordo pois como se sabe, as passagens hoje ainda tem um fator concorrencial. Se perdermos esse fator concorrencial – o custo para todos por cada passagem vai subir exponencialmente e, não sei se pior, perderiamos possibilidades de escolha, pois o números de companhias a fazer os voos, baixariam, assim como as suas frequências ( aliás – tal como era antes).
Além disso relembro que todas as companhias atualmente têm várias tarifas diferentes. Esse valores elevados, só mesmo para quem quer todas as comodidades….
  • Like

     

  • Reply

Henrique Schanderl

Paulo Pacheco respeito, mas não concordo, estamos a encher os cofres da Azores Airlines e da TAP com preços de bilhetes que davam para uma viagem Lis/ Rio ou São Francisco só como exemplo, e estes preços que enumerei nada tem a ver com mordomias até po…

See more

Joe Biden says US ‘considering’ dropping pursuit of Julian Assange, announces plan for missile system with Australia and Japan – ABC News

Joe Biden indicates the United States could abandon its prosecution of the Australian WikiLeaks founder ahead of revealing plans to develop an integrated missile defence system with Australia and Japan.

Source: Joe Biden says US ‘considering’ dropping pursuit of Julian Assange, announces plan for missile system with Australia and Japan – ABC News