primeiro filme de timor foi premiado

 

Filme timorense A Guerra de Beatriz ganha categoria de melhor filme no Festival de Cinema da Índia.

Díli, 01 dez (Lusa) – A primeira longa-metragem timorense “A Guerra de Beatriz” ganhou o Pavão de Ouro na categoria de melhor filme no 44 Festival de Cinema da Índia, que decorreu entre dia 20 e sábado em Goa, anunciou hoje a imprensa indiana.

A primeira longa-metragem timorense “A Guerra da Beatriz” é um projeto desenvolvido no país e falado em tétum com legendas em inglês.

O filme foi realizado pela timorense Bety Reis e pelo italiano Luigi Acquisto, um dos poucos estrangeiros a estrar envolvido no filme e que se deslocaram a Goa onde receberam sábado o Pavão de Ouro e mais um prémio monetário de cerca de 58 mil euros.

“A Guerra da Beatriz” começou a ser produzido há quatro anos pela Díli Film Works e pela Fair Trade Films Austrália e é um filme de timorenses sobre Timor-Leste.

Escrito por Irim Tolentino, que também representa o papel de Beatriz, o filme foi inspirado numa história de amor de um casal francês do século XVI e adaptado à realidade timorense.

O filme conta a história de Timor-Leste entre 1975 e 2002 através do amor de uma mulher pelo seu marido e foi filmado quase todo na aldeia de Kraras.

Foi na aldeia de Kraras, perto de Viqueque, onde a 17 de setembro de 1983, há 30 anos, ocorreu um massacre perpetrado por soldados indonésios.

O Festival Internacional de Cinema da Índia foi criado em 1952, mas só começou a ser realizado anualmente a partir de 1975.

MSE // PJA

Lusa/Fim

011506 POR DEZ 13

“A Guerra de Beatriz” ganha categoria de melhor filme no Festival de Cinema da Índia.

A primeira longa-metragem timorense “A Guerra de Beatriz” ganhou o Pavão de Ouro na categoria de melhor filme no 44º Festival de Cinema da Índia, que decorreu entre dia 20 e sábado em Goa.http://observatorio-lp.sapo.pt/pt/noticias/-a-guerra-de-beatriz-ganha-categoria-de-melhor-filme-no-festival-de-cinema-da-india

"A Guerra de Beatriz" ganha categoria de melhor filme no Festival de Cinema da Índia. A primeira longa-metragem timorense "A Guerra de Beatriz" ganhou o Pavão de Ouro na categoria de melhor filme no 44º Festival de Cinema da Índia, que decorreu entre dia 20 e sábado em Goa. http://observatorio-lp.sapo.pt/pt/noticias/-a-guerra-de-beatriz-ganha-categoria-de-melhor-filme-no-festival-de-cinema-da-india

 

Filme timorense A Guerra de Beatriz ganha categoria de melhor filme no Festival de Cinema da Índia.Díli, 01 dez (Lusa) - A primeira longa-metragem timorense "A Guerra de Beatriz" ganhou o Pavão de Ouro na categoria de melhor filme no 44 Festival de Cinema da Índia, que decorreu entre dia 20 e sábado em Goa, anunciou hoje a imprensa indiana.A primeira longa-metragem timorense "A Guerra da Beatriz" é um projeto desenvolvido no país e falado em tétum com legendas em inglês.O filme foi realizado pela timorense Bety Reis e pelo italiano Luigi Acquisto, um dos poucos estrangeiros a estrar envolvido no filme e que se deslocaram a Goa onde receberam sábado o Pavão de Ouro e mais um prémio monetário de cerca de 58 mil euros."A Guerra da Beatriz" começou a ser produzido há quatro anos pela Díli Film Works e pela Fair Trade Films Austrália e é um filme de timorenses sobre Timor-Leste.Escrito por Irim Tolentino, que também representa o papel de Beatriz, o filme foi inspirado numa história de amor de um casal francês do século XVI e adaptado à realidade timorense.O filme conta a história de Timor-Leste entre 1975 e 2002 através do amor de uma mulher pelo seu marido e foi filmado quase todo na aldeia de Kraras.Foi na aldeia de Kraras, perto de Viqueque, onde a 17 de setembro de 1983, há 30 anos, ocorreu um massacre perpetrado por soldados indonésios.O Festival Internacional de Cinema da Índia foi criado em 1952, mas só começou a ser realizado anualmente a partir de 1975.MSE // PJALusa/Fim011506 POR DEZ 13